Parecia ter sido um flop completo. Mas afinal, não foi.
Quem me segue no Instagram, viu certamente o meu post da minha tentativa de fazer o Pão de Banana e Courgette do livro da Ella - As delícias de Ella.
Como podem ver, tenho o livro cheio de post-its :-) Estas são marcações das primeiras receitas a experimentar. Se fosse marcar todas as que quero realmente fazer, acho que não iria fazer grande diferença pois seriam as páginas quase todas.
Voltando ao que interessa. O aroma que pairava no ar deixou-me entusiamada. No entanto, esse entusiasmo esmoreceu um pouco no momento em que cortei a primeira fatia do pão. O deslizar da faca fazia adivinhar algo mais húmido e pegajoso e não tanto o que se (eu) espera de um pão. O que pude confirmar. A textura assemelhava-se mais à de um pudim do que a de um pão.
Mas faltava a prova. O que conta é o sabor, não é mesmo? Pois bem, também neste capítulo fiquei um pouco desiludida. Não era de todo o que eu esperava (um pouco de presunção minha mas talvez a Ella não devesse ter chamado pão). É verdade que falhei na banana no topo, mas não foi por falta de sabor mas sim devido à sua textura. Achei "curto" para valer uma segunda tentativa...
Foi quando dei atenção à primeira frase da página com uma sugestão que fazia. E foi aí que tudo mudou e fiz mais uma descoberta fantástica - a manteiga de amêndoa.
Por onde andaste a minha vida toda? Que maravilha. Muito mais saudável que as outras, mesmo a de amendoim e tão, mas tão boa (eu não fazia ideia e fiquei a saber recentemente que o amendoim é tóxico e devemos, por isso, restringir ao mínimo o seu consumo). Em abono da verdade, também não se assemelha muito a uma manteiga mas antes a um creme, dada a sua consistência. Mas pronto. Chamemos-lhe assim :-)
Ora, a sugestão da Ella é barrar as fatias do pão com manteiga de amêndoa e mel... Pronto! Perdição. O jogo virou. O que não parecia ser, era. Era - é - muito bom. Faltavam estas partes para o todo fazer sentido. Este é um puzzle de 3 peças. São precisas as 3 para termos sinfonia (eheheh hoje estou inspirada).
Fora de brincadeiras. Uma fatia deste pão torrado (ah! faltou este detalhe importante que faz muita diferença; coloco na torradeira para ficar mais seco e um pouco crocante) barrado generosamente com manteiga de amêndoa e mel por cima tem sido a minha sobremesa, esta semana. O meu momento zen, já que, como vos contei, deixei de beber café. Basta uma fatia para saciar a necessidade de "doce" mas já que tinha cortado duas, aventurei-me :-D
São servidos?
Já agora. Podemos retirar daqui um ensinamento para a vida. Não nos precipitemos numa primeira avaliação. A algo que achamos não ser suficientemente bom ou interessante poderá apenas faltar uma ou outra parte que o complete e revele/potencie o seu valor. Não concordam comigo?
Sem comentários:
Enviar um comentário