Não, não voltei cozinheira. Mas quase.

terça-feira, setembro 26, 2017
Garanto-vos. É bom demais!

Com dois posts seguidos acerca do assunto, até poderiam pensar que regressei à actividade para converter o blog num de culinária :-D  Nada disso.

Aliás, nem tenho planeado absolutamente nada. Quando o criei, tinha ideias claras das áreas que gostava de abordar e desgastei-me num esforço inglório para o manter ao nível dos critérios que me impús a mim própria. Sempre fui muito exigente e crítica comigo mesma e essa factura paga-se.

Agora, quero ir ao sabor da maré. E a corrente tem-me levado para a cozinha, que se há-de fazer? Por isso, se tiverem paciência para me acompanhar novamente neste meu regresso, ficam desde já avisados que, pelo menos por enquanto, vou continuar nesta onda.

Estou numa fase de mudança e pretendo partilhar convosco as minhas experiências, aprendizagens, descobertas.

Nesta 2ª semana de alimentação vegetariana (não como carne, nem peixe mas sim ovo e alguns derivados do leite, como queijo e iogurte de vez em quando) descobri que é muito mais fácil do que eu pensava cortar com estes alimentos e que há pratos vegetarianos que, apesar de simples, são uma verdadeira ode aos sentidos. Este é um deles! As cores dos ingredientes, o aroma que o forno emana pela cozinha e o sabor... Hummm... Tenho a dizer-vos que vou repetir, repetir e repetir até me enjoar :-D Esta receita vai passar a fazer parte do "Menu" desta casa.

Aquando do périplo pelos meus livros de culinária e por algumas apps, encontro esta receita na App Tasty, da célebre página do FB - Goodful, com alguns dos meus ingredientes favoritos - batata doce, espinafres, queijo de cabra e tomate seco. Desconfiei logo que iria dar certo.

A batata doce é usada como base da quiche em substituição da massa folhada e funciona muito bem. Eu, que tenho a mania de dar um toque pessoal às receitas, resolvi acrescentar-lhe pinhões. Adoro frutos secos e fazem parte da minha alimentação diária. Em quantidades moderadas :-)

Quem mais, tal como eu, é fã de batata doce? Aconselho aos que nunca experimentaram, e acham que não gostam, a arriscar. Vão ter uma surpresa, seguramente. E depois digam-me se não estou certa :-)


Quiche de Batata Doce, Espinafres e Tomate Seco

Ingredientes

1 batata doce grande
azeite, sal e pimenta qb.
115 gr de tomate seco de frasco, escorrido
85 gr de espinafres baby cortados
115 gr de queijo de cabra
4 ovos grandes
1 dente de alho
350 ml ( 1 1/2 cup) de leite (usei de coco)
sal e pimenta qb
Pinhões ( a minha adição à receita)

Nota: Eu não usei sal mas sim algo que descobri nos livros da Ella, o Tamari Soya Sauce. É um molho de soja mas com um sabor mais intenso. Comprei-o no Celeiro mas também há à venda na zona Área Viva do supermercado Continente.  Para além de mais saudável, confere muito mais sabor aos pratos. O Tamari é uma das boas descobertas recentes.

Preparação

1.Pré-aquecer o forno a 190ºC

2. Colocar a batata doce no micro-ondas durante 1 minuto em potência alta. Deixar arrefecer. Cortar as extremidades da batata e retirar a pele. Cortar em fatias de 3 mm de espessura.

Nota: As minhas sairam meio inconsistentes porque estava com fome, sem paciência para esperar que  a batata arrefecesse, queimava-me os dedos e não tenho a destreza de um chef :-D

3. Temperar com um pouco de azeite, sal (ou 1 colher de sopa de Tamari) e pimenta.

4. Numa forma circular de 23 cms, colocar as rodelas de batata no fundo e laterais por forma a que se sobreponham ligeiramente e levar ao forno durante 20-25 mins ou até a batata amolecer.

5. Numa tigela média, bater os ovos, sal ( ou 1 c.sopa Tamari) e a pimenta. Juntar o leite, alho e o tomate-seco cortado tipo juliana e bater novamente.

6. Colocar os espinafres cortados por cima da batata doce.


7. Deitar por cima a mistura de ovo. Juntar os pedaços de queijo de cabra e deitar por cima alguns pinhões.


8. Assar durante 30 mins ou até a mistura de ovo ficar firme e dourado.

9. Deixar arrefecer  durante 10 mins antes de cortar.

Bom apetite!





Sem comentários:

Enviar um comentário