Healthy Eating#2 - Not milk nor yogurt. What is it?

quinta-feira, abril 14, 2016
PT
Eis o meu pequeno-almoço de todos os dias! Vario muito pouco, quase nada. A única mudança ao longo do ano é a fruta. Quase sempre frutos vermelhos. E vou variando consoante os frutos disponíveis. Na época da romã, romã! Framboesas, mirtilos, amoras, morangos e, quando em falta, maçã.

E este era basicamente o meu pequeno almoço antes da "entrada" na minha vida da nutricionista Mariana Chaves :-) E é um exemplo perfeito do que ela tem de melhor. A capacidade para ouvir e perceber os gostos e hábitos de cada paciente e tentar adaptar à nova dieta.

Antes, junto com os frutos, comia cereais Fitness. Gosto de cereais crocantes e creio que já era uma escolha saudável mas, claro está, com algum açúcar e ela convenceu-me a substituir por flocos de aveia.

São 3 colheres de sopa. Mas atenção. Uma dica que faz toda a diferença no sabor e, se ainda, não o fazem, aconselho vivamente. Torrar durante 1 minuto os flocos numa frigideira (a seco) faz uma diferença imensa.

Mas a outra grande "descoberta" na minha alimentação não foi a aveia. Em vez do iogurte líquido magro que deitava por cima da fruta e dos cereais...Kéfir!  Kéfir de cabra magro. Fantástico. Sinto-me tão melhor com estas mudanças e já não me imagino a comer diferente. Bem, de vez em quando acrescento um pouco de granola pois adooooro! Gosto de comida crocante :-)

 Hoje em dia, quando não consigo encontrar o Kéfir e tenho de voltar ao "velho" iogurte líquido, sabe-me a pouco... fiquei viciada!

Conhecem? Não? Um verdadeiro superalimento!

O kéfir é basicamente leite fermentado pela acção de grãos probióticos (grãos de kefir). Esses grãos são micro-organismos cujo metabolismo consome a lactose além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida.
(Grãos de Kéfir)

É uma boa fonte de proteína, de cálcio e é rico em vitamina B12, B1 e vitamina K. É uma fonte excelente de biotina, a vitamina B que aumenta a assimilação das outras vitaminas do complexo B. Os grãos de kefir têm propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas e aceleram o metabolismo, ajudando no processo de emagrecimento.

O Kéfir pode ser feito em casa mas eu, confesso, não me atrevo a tentar. Compro no Celeiro e já está. Um frasco de kéfir de cabra magro é a minha dose para 4 dias. São servidos?





ENG
This is my everyday breakfast! I don´t change much of it. The only change during the year is the fruit I put in. Preferably, red berries but it depends on the availability. When pomegranate is in season, pomegranate!  Raspberries, blueberries, blackberries, strawberries and, when needed, apple. 

This was already my breakfast prior to the "entry" in my life of the Nutrinionist Mariana Chaves :-) And what a good example it is of what she´s best at. The ability to listen and understand what her patients like and what are their eating habits and trying to adjust it into the new diet.

Before, along with the fruit I ate Fitness cereals. I like crunchy cereals and I think it was already a healthy choice but, of course, it has quite a reasonable amount of sugar so she convinced me  to change to oatmeal flakes.

3 tablespoons. But attention. One tip that makes a huge difference in the taste of it. On a saucepan, roast for a minute the oat flakes- You´ll see the big difference it makes. 

The other great finding in my eating isn´t oatmeal. Instead of the fat-free liquid yogurt I used to pour on top of the fruit and cereals... Kéfir!  Fat-free goat Kéfir. Fantastic. I feel so much better now, with these changes, and I don´t see myself any longer eating anything different. Well, from now and then. I add a small amount of granola. I looove it! I like crunchy food.


 Now, when I can´t find Kefir in stores, I have to go back to the old fat-free liquid yougurt and it doesn´t satisfy me...I´m hooked!  

Do yoy know it? No? Truly a superfood!

 Kéfir is basically fermented milk by the action of probiotic grains (kefir grains). These are micro-organisms which metabolism consumes lactose and synthesize lactic acid, lactase and other enzymes that help to digest the lactose left immediately after drinking the beverage. 
(Kefir grains)

It´s a good source of proteins, calcium and is rich in vitamin B12, B1 and vitamin K. A good source of  biotin, the B vitamin that enhances the assimilation of other B complex vitamins. The Kefir grains have antitumor, antibacterial and antifungal properties and they increase our body metabolism, helping on weight-loss programs.

Kefir may be made at home but I have to say I don´t even try it. I buy it in stores, at Celeiro One jar of Kefir is my 4 days' correct portion. Do you want some? 



9 comentários:

  1. Esse Site tem doadores de Kefir (Iogurte Probiótico infinito) em todo do Brasil, além de outros 5 tipos de probióticos diferentes. Todos atuam no trânsito intestinal, auxiliam no emagrecimento, no controle do diabetes e na melhoria da imunidade. Pra conseguir sua doação, só entrar em contato com o doador mais próximo de você e combinar. Vale super! http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Ana!

    Este fim de semana fiquei a olhar para o frasco de kéfir!
    mas não consegui trazer, acho que não vou gostar, pensava que tivesse a textura de um iogurte liquido, mas aquilo parece leite coalhado!

    Tenho pena de não haver em embalagens mais pequenas, assim, se não gostar, o desperdício seria menor :(

    beijinhos e obrigada por estas partilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola! :-D É verdade que às vezes parece mais um leite coalhado. A consistencia não é sempre igual. Quando me acontece eu chocalho bem o frasco antes de abrir. Qto ao tamanho, é verdade. Mas existe à venda (havia, pelo menos) no Continente uma garrafas mais pequenas. A única questão é que não há de cabra nem 0%gordura. E para mim isso é importante ;-) É preciso uma pequena adaptação. Eu demorei uns dias mas assim que me adaptei...agora, custa-me mudar para o iogurte líquido. falta-lhe sabor! Eu não gosto tanto do sabor do kefir de vaca (acho que cheira melhor mas sabe pior). Arrisque! Nem sabe o bem que faz à sua saúde. beijinhos!

      Eliminar
    2. Ah! O Kefir magro é muito menos pastoso e tem muuuito menos calorias que o normal! É muito mais liquido... e engorda menos ;-)

      Eliminar
  3. Olá! Depois de aberto, tem que ser consumido em quantos dias? Tem um sabor muito forte, como o queijo de cabra? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      confesso que não sei. O meu vai-se em 4 dias no máximo (eu deito 1/4 do frasco na minha tigela do pequeno almoço). Quanto ao sabor, é cabra mas é muito menos intenso que no queijo. Eu acho que o aroma é muito pior que o sabor (eu nem cheiro o frasco :-D) Existe à venda (havia, pelo menos) no Continente uma garrafas mais pequenas. A única questão é que não há de cabra nem 0%gordura. Eu pessoalmente não gosto do sabor do de vaca. O Kefir magro tem uma consistência mais proxima do iogurte líquido. O normal é mas pastoso. Espero ter ajudado. Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada. Tenho que pesquisar melhor! Bjs :)

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar