Arts&Culture#7 - A nutrição na Dança

segunda-feira, abril 18, 2016
PT
Há uma questão que assombra os pais que têm crianças a estudar ballet: Como evitar o descontrolo alimentar tão comum neste meio?

Esta questão está ainda longe de ser resolvida. Por mais que se tenha atenção aos sinais, continua a ser difícil evitar que aconteça. E quando acontece, apanha sempre as famílias de surpresa, desprevenidas e completamente despreparadas para enfrentar o que se segue. Neste caso, assim como em tantos outros, procurar informação é fundamental. Para pais, filhos e professores, também.
A incidência de casos na dança é muito acentuada.

Posso falar porque vivi, de perto, com casos de anorexia/bulimia e é uma questão que afecta não só o envolvido e família. Afecta um grande círculo de pessoas que convivem, trabalham e interagem com o caso. Somos apanhados numa trama de mentiras, encobrimentos, manobras de persuasão e de diversão. Não é algo que se deva tratar ou olhar de ânimo leve. Os casos mais agudos podem levar à morte. É muito triste de ver e assistir.

O grande erro é olhar-se para o "invólucro" da bailarina e tentar alcançá-lo da maneira mais rápida e não a mais correcta. Uma bailarina não é feita de apenas um corpo bem treinado. Uma bailarina deve ser uma artista, completa e essa exigência requer muito mais do que apenas atributos físicos.
É um facto que as bailarinas (clássicas, contemporâneas, etc.) necessitam de estar em forma e com um peso regulado, de acordo com a sua idade. Não é de todo possível aguentar um dia inteiro de ensaios com quilos de peso extra em cima dos ossos. É um esforço imenso...

Mas esse caminho deve ser percorrido ao longo de anos e não semanas. Sempre respeitando as fases naturais de evolução de um corpo feminino. É sobretudo quando as jovens estão a passar por uma grande mudança hormonal, que resulta em grandes alterações do corpo, que estes dilemas se põem. O corpo leva tempo a adaptar-se à mudança, portanto, professores e pais são responsáveis por educar, informar e orientar durante esse período. Transmitir a serenidade e apoio necessários, recorrendo a um nutricionista credenciado é crucial. É preciso fornecer-lhes uma correcta aprendizagem de como fazer para dar à nossa "máquina" o combustível necessário.

Mas a culpa não pode ser só atribuída a quem padece. A verdade é que há uma grande pressão no meio para se alcançar o corpo perfeito (estereótipos herdados de muitos anos de preconceitos e ideias pré-concebidas). Sob pena de se ser ostracizado (não se passar de ano, não se adquirir determinado papel, não se evoluir na carreira ou até ser-se humilhado), vale tudo para se conseguir chegar lá. É preciso ter-se uma grande bagagem emocional, muita confiança e segurança em si próprio para passar por tudo isto.

Como disse, não vejo uma solução exacta para este problema, mas o caminho será o ensino, atempado, de uma boa prática alimentar. Adquirindo bons hábitos, ganha-se uma base mais segura para fazer frente aos vários obstáculos com que se depararão.
Não só por motivos de saúde, mas até para atingir melhores resultados. Não entendo porque é que não há o mesmo cuidado com a Dança, em termos de acompanhamento nutricional, como com qualquer outro desporto de alta competição. O desgaste físico e psicológico é igual ou superior a muitos deles. E também tem uma carreira tão curta quanto.

E assumo que eu própria não tive esse acompanhamento e essa preocupação durante o meu crescimento. Nem quando já era profissional. Por isso, reconheço, conscientemente, o grande erro que fiz. Tenho a CERTEZA que teria sido muito mais eficiente se o tivesse feito...
Os maus hábitos que tinha revelaram-se assim que parei pela primeira vez na minha vida. Trabalhar com o corpo durante 7 horas por dia (por vezes mais) permite-nos fazer muitas asneiras, mas quando se é forçado a fazer uma mudança e essa rotina desaparece... Aparecem muuuuuitos quilos na balança :).
Tive que começar do zero, reaprender e olhar para os alimentos de um modo completamente diferente. Mas nunca o conseguiria sózinha. Procurei alguém para me orientar nesse novo caminho e fui acompanhada por uma nutricionista que me mostrou o quão longe estava de ter uma vida saudável. Parecia impensável...Afinal, com tanto exercício, não era assim tão saudável! Pois não... Devia ter-me lembrado disso antes. Um eterno obrigada e beijinho especial para a nutricionista Mariana Chaves ;), que aturou-me muito e foi um grande apoio, bem necessário.

Daí fazer o alerta urgente para que se olhe com outros olhos para a área da nutrição. Não, não se é obcecado por dietas porque se vai a uma nutricionista. O termo "dieta" tem uma conotação errada e depreciativa. "Dieta" é o nosso regime, a nossa escolha, o nosso "menu" para o dia-dia. A dieta só nos faz mal se fôr temporária, ela deve ser um hábito para a vida.
Deixo-vos uma frase do livro recentemente publicado da Mariana: " O metabolismo é mestre, quando está mais preguiçoso a alimentação tem de mudar!"
Eu mudei.

Até para a semana.


Susana

Sem comentários:

Enviar um comentário