Arts&Culture#5 - Exposição, Atelier Criativo e ArchiKids

segunda-feira, abril 04, 2016
PT
No que diz respeito a programas culturais em família, tento sempre conciliar os nossos gostos com os da minha filha, que tem 10 anos. Como a oferta é muita, há bastante espaço de manobra para agradar a gregos e troianos. A verdade é que, na maioria das vezes, os adultos desta casa acabam por se divertir tanto quanto ela. Foi o caso desta exposição:

(Por) Dentro de uma mente criativa, arquitectura portuguesa/criatividade e inovação.

Fomos com o objectivo de garantir-lhe mais informação sobre aquilo que ela apregoa que é a sua profissão de sonho: Arquitectura. Confesso que não sei de onde vem esta apetência, na família existem advogados, gestores, artistas... Mas arquitectos, é uma novidade. O que é certo é que desde muito cedo começou a revelar muito interesse por desenhar edifícios, sejam de habitação ou não. Claro, como é apanágio das crianças, sempre dando asas à imaginação. 

De 18 de Março a 6 de Junho decorre na galeria de exposições temporárias da Fundação Calouste Gulbenkian, uma exposição e um ciclo de conferências sobre a arquitectura de referência, feita por arquitectos portugueses. Esta exposição, apresenta sete projectos, concebidos por sete ateliês e profissionais contemporâneos premiados, de nacionalidade portuguesa. São eles: Aires Mateus, Álvaro Siza Vieira, ARX Portugal, Eduardo Souto Moura, Gonçalo Byrne, Inês Lobo e João Carrilho da Graça. 

Dividida em sete "salas", a exposição mostra-nos a arquitectura made in Portugal. Podemos observar todo o processo criativo destas sete obras, desde as primeiras ideias sob o formato de desenhos conceptuais, esquissos, maquetes de estudo e finais, desenhos técnicos, desenhos digitais, fotografias de obra, entre outros, que ajudam a contar a história destes mesmos projectos. Em sete formatos diferentes e sete processos de criação diferentes. A diversidade está bem patente na visita. 

Complementar à exposição é o ciclo de conferências que pretende promover o diálogo com profissionais de referência da Arquitectura, a partir de entrevistas conduzidas pela curadora deste projecto, Eduarda Lobato de Faria, seguidas de uma conversa alargada à assistência. "Dar a conhecer a experiência, o conhecimento, o pensamento, o método de trabalho e as ideias que conduzem a concepção dos projectos dos arquitetos convidados" é o propósito deste evento, nas palavras da curadora. 

Esta é uma exposição feita a pensar especialmente nos estudantes e alunos de arquitectura e futuros arquitectos mas é também uma sugestão muito interessante como programa familiar. E não fui a única a ter essa ideia... A sala estava cheia de crianças curiosas que interagiam e questionavam-se para que serviriam aquelas enormes maquetes. A minha adorou! E nós também...

 Relembro que a exposição está a decorrer de 18 de março a 6 de junho e o ciclo de conferências de 18 de março a 2 de junho. Para a programação das conferências clique aqui.

 A entrada para a exposição é de 3€ por pessoa e 1,5€ para estudantes, mas as conferências são de entrada gratuita. Lembro ainda que a entrada para o Museu Gulbenkian, assim como para todas as exposições patentes, é gratuita aos domingos.


Dentro desta iniciativa, consta ainda um Ateliê Criativo (foto de abertura do post),  orientado pela curadora, para crianças a partir dos 8 anos, onde serão feitas experiências com materiais diversos. Mais importante que o resultado final será passar pelo processo criativo e confrontar as crianças aos desafios que a exposição coloca. Para mais informações clique aqui


Ainda dentro deste tema, no próximo dia 10 de abril vai acontecer o Archikids na Sala Portugal da Sociedade de Geografia de Lisboa. Mais uma iniciativa divertida para a pequenada e que já vai na terceira edição. Vai ser uma tarde preenchida de brincadeiras e experiências a construir uma maquete de uma casa, sob orientação de profissionais da área. 

Este evento é gratuito mas carece de inscrição. Para mais informação clique aqui.

Susana


Sem comentários:

Enviar um comentário