Mum´s Look#8 - 47yrs. No make-up. A no filter look

quinta-feira, abril 07, 2016
PT
Esta sou eu. 47 anos. Ao natural. Sem maquilhagem. Sem filtros. Mas a sorrir.

Não é algo muito comum, eu estar sem maquilhagem absolutamente nenhuma. A não ser quando treino ou jogo ténis. E mesmo aí, confesso, às vezes coloco um pouco de rímel porque as minhas pestanas não só não são muito longas como são clarinhas. Sinto-me meio despida sem rímel :-)

O único elemento de "maquilhagem" no meu visual... o meu sorriso. É raro conseguir gostar de alguma foto em que não esteja a sorrir. A minha irmã diria "de tacha arreganhada" :-) Há pessoas que não tiram fotos a sorrir. Eu não gosto daquelas em que não estou. Cada qual com a sua mania. Considero o sorriso um instrumento poderoso com capacidade de mudar as partes - quem o faz (fica-se sempre mais belo) e quem o recebe. É algo que digo muitas vezes à minha filha.

Envelhecer é tramado. Custa ver a nossa imagem reflectida no espelho não se equiparar àquela que temos na nossa mente. Pelo menos, a mim custa-me. Custa assumir, aceitar que já não somos jovens fisicamente quando assim nos sentimos interiormente. É um exercício interior complicado. Uma metamoforse díficil, esta a da passagem de borboleta a lagarta. Enrugadinha... :-D

Mas não me interpretem mal! Acho que estou bem, para a idade.  Se repararem nos meus "brancos" perceberão que não pinto o cabelo - tenho poucos cabelos brancos. Aliás, tenho o cabelo fraco e por isso sempre o poupei a loucuras. E gosto muito do meu tom natural de cabelo (apesar de à medida que envelheço, o mesmo se torne mais opaco e vá perdendo as nuances e o brilho natural que tinha), por isso ando a esticar ao máximo!

Sou apologista que a idade não nos define. O que nos define é a nossa atitude perante a vida. O nosso carácter, os nossos valores.  Sinto-me jovem aos 47. Ter filhos pequenos ajuda, neste ponto. Praticar exercício físico e ter (procurar ter :-) ) uma boa alimentação também. Não nos resignarmos, também. O que não quer dizer que goste de tudo o que vem com a idade...

Sempre me atribuiram uma idade bem inferior à que era a minha e tempos houve em que isso me irritava bastante. Dizia muitas vezes "só espero que quando for mais velha isto não se inverta. Não me comecem a dizer que tenho mais idade do que aquela que realmente tenho" :-D

Sou o que sou, faço o que quero, e posso, e pronto. Quando quiser, pinto o cabelo. Se o entender, corrijo as rugas ou outra coisa qualquer. Sempre defendi que as pessoas têm o direito de fazer o que as faça sentir melhor. Contudo, acho que não era capaz de fazer nada muito radical. Nada para me tornar muito diferente do que sou. Apenas para "envelhecer" melhor. Pequenos retoques, acho que faria. Se algum dia terei coragem para fazê-lo, só o tempo o dirá. Creio que dependerá da evolução do distanciamento entre a minha imagem real da minha imagem mental.

Se alguma vez tomar essa decisão, também não acho que deva escondê-lo ou sentir-me acabrunhada por tê-lo feito. Não escondi quando, infelizmente, tive que começar a fazer tratamentos de infertilidade e ainda bem que o fiz porque esta decisão só me trouxe coisas boas. Mas respeito quem não consiga assumir. No meu caso, eu não seria capaz de conviver com esse fardo e, por isso, não o escondi.

 E vocês, mulheres de quarenta "e"s....? Como convivem com o vosso processo de envelhecimento? E também têm manias como eu, que não gosto de fotos a não sorrir?



ENG
This is me. 47 years old. Au naturel. No make-up. No filters. But smiling. 

It´s quite uncommon, me with no make-up at all. Unless when I´m playing tennis or doing physical training. But even then, I have to say, I sometimes put on my mascara because my eyelashes aren´t long and are very light shaded. I feel naked without it :-)

My only make-up element on my look...my smile. It´s very rare to love a photo where I´m not smiling. Some people dislike to smile on photos. I don´t like the ones where I´m not. Different strokes for different folks, right? I think a smile is a powerful instrument with the capability to change both parts - the one who does it (we always end up more beautiful) and the one who gets it. This is something I keep telling to my daughter.
It´s damn hard to get older. It´s not easy at all when our mirror-reflected image don´t match up with our mental one. To me, it´s not.  Tt´s tough to accept we are no longer physically young when you feel like so on the inside. A very challenging inner exercise. A difficult metamorphose, this one from butterfly to caterpillar. All ruched up :-D

But please don´t get me wrong! I think I look fine, for my age. If you notice my "whites" you´ll see I don´t dye my hair - I have only a few. The truth is my hair is weak so I´ve always spared it to crazy things. I like my natural hair colour (although as I grow older it looses its shine and hair nuances) so I´ve been stretching to the limit!

I defend that age don´t define us. What does is our attitude towards life. Our character, our values. I feel young at 47. To have young children helps, for that matter. To do physical training and to lead a healthy diet also helps. What it´s not the same that saying I love everything that comes with age...

I was always told to look younger than I truly was. There was a time when I got mad for it. I said many times "I wish that when I´m older people don´t start to say it backwards" :-D

I am what I am, I do what I want, and may, and that´s it. When If I feel like it, I´ll start dying my hair. If I feel like it, I will take care of my wrinkles.People have the right to do whatever they feel to be the best for themselves.  However, I couldn´t do nothing extreme. Nothing that would change me into something I´m not. I just want to age well. Little retouches, I guess I would do it. If, in fact, I will only time will tell. I guess it will depend on the evolution of the gap between my real image and my mental one. 

If I ever take that decision, I won´t hide it. I never did when I had to be begin with my fertility treatments and I´m glad I did it because It only gave me good things. But I respect who can´t.  In my case, I wouldn´t be able to live with that burden and so I didn´t hide it. 

 And you guys on your forties.? Are you in familiar terms with your aging process?  Have you any crazy obsessions like I do - not liking to take photos without smiling?


11 comentários:

  1. Parabéns!
    Percebo o que diz...eu que entrei nos 42 no dia 29/03, já tenho essa sensação de distanciamento entre a imagem mental, da real.
    Os brancos já cá cantam e algumas rugas também.

    Tenho dois filhos, um com 14 anos, que me faz sentir "velha" e outro com 7, que me faz sentir ainda jovem.

    Mas o que importa é sentirmo-nos bem e ter saúde.

    Bjs
    SJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Obrigada pelo comentário. É bom "ouvir-vos"!

      O lado menos positivo de ter sido mãe tarde é esse...quando a minha filha tiver 14 anos, nem quero imaginar :-D

      Estou a aprender a gozar o que tenho. Pois quando me lembro dos meus 42 penso "ai, quem me dera!". Quando os tinha, pensava "ai, tenho aqui rugas a aparecer...a pele está sem brilho..., etc, etc" :-D Como já sei que vai piorar, o melhor é mesmo aproveitar. Mas que não é fácil, não é.

      E concordo. A saúde em 1º lugar. Um beijinho

      Eliminar
  2. Entrei no final do ano passado nos quarenta, mas já tenho filhos grandes, um com 18, outro com 17, o mais novo tem 7, durante uns anos esqueci-me de cuidar de mim, quando fiz os 40 resolvi que já não deixar mais andar, hoje sinto-me muito bem comigo ,própria também não pinto o cabelo mas gosto do que vejo :) envelhecer estará na nossa cabeça :) bjs
    Hélia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-) Bem vinda aos 40!
      No meu caso, os 40 foi o ano mais feliz da minha vida. Não senti stress nenhum por ter entrado na nova década. Mas agora, sobretudo no último ano, é que comecei a sentir a tal "dificuldade" :-) bjnh e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Tenho 43 anos e três filhos maravilhosos, com 14, 12 e 8 anos. Não me custou absolutamente nada entrar nos 40. Descobri em novembro o meu primeiro, e até agora único, cabelo branco. Sinto-me lindamente com a idade que tenho e, também adoro tirar fotografias a sorrir ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria! Que sorte, 3 filhos. Se fosse mais nova, tentava o 3º que sempre foi o número que sempre disse que queria ter <3 Dão imenso trabalho mas são o melhor do mundo. O meu primeiro cabelo acho que o descobri um pouco mais cedo :-) Creio que foi após o nascimento da minha filha, aos 40. Ainda vai ter menos brancos que eu aos 47 ;-)
      Um beijinho e obrigada por "falar" comigo. Uma boa semana!

      Eliminar
  4. Faço 50 este ano e sinto-me bem e feliz! Como canta a Mariza, o melhor de mim está para chegar. Bem haja pela sua atitude é partilha, o mundo precisa de quem se sente bem na sua pele e na sua idade. Tenho um príncipe com quase 12 anos que me ajuda a sentir-me tão jovem como o meu coração de eterna criança, e todos os dias agradeço o que sou e o tanto que tenho e me faz feliz. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Teresa pelo seu comentário! Acredite que gosto mesmo muito de "ouvir-vos". Um beijinho

      Eliminar
  5. Olá Ana, sou a Maria e tenho 47 anos e um menino de 5..e também não me sinto nada velha, toda a gente me diz que pareço ter menos 10 e bem preciso disso!!...tem dias que a idade me incomoda muito, principalmente quando penso como estarei daqui a 10 anos e com um filho de 15, um adolescente, será que o consigo acompanhar? Será que ele vai ficar incomodado se os amigos lhe perguntarem se sou sua mãe ou sua avó? Mas não troco nada do que tenho hoje...nasceu quando tinha que nascer e somos uma família perfeita!!
    P.S: ainda estamos tentar dar lhe um mano :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. Penso exactamente o mesmo, algumas vezes :-) Quanto ao ser mãe ou avó, acho que mais tarde ou mais cedo essa pergunta tb me vai aparecer :-) Há que estar preparada para ela. E espero que seja bem sucedida na sua tentativa <3
      um beijinho

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar