Diary entry#1 - Sarna para me coçar

segunda-feira, dezembro 07, 2015

 PT

Um diário, não será exactamente. Não pretendo fazê-lo todos os dias. Mas também nem sei bem como poderia chamá-lo, uma vez que não tenho uma periodicidade definida na minha cabeça. Um repositório ao ritmo dos meus pensamentos. Na verdade, mais ao ritmo da minha disponibilidade para aqui os transpor.

"Sarna para me coçar" era como deveria se chamar!  Ah! As memórias que esta expressão me traz! Quantas vezes a ouvi " estás a arranjar sarna para te coçar!" e dei por mim, estes dias, a dizê-la à minha filha, que me fez exactamente a mesma pergunta de volta que eu fizera à minha mãe a primeira vez que a ouvira. "Ó mãe, o que é sarna?"

Usar esta expressão até faz muito sentido, por várias razões:

Porque ao começar, há a responsabilidade de continuar.
Porque não é fácil fazê-lo, sobretudo para alguém como eu que nunca teve o hábito de escrever diários - comecei um ou outro na minha adolescência (pré?) mas nada que durasse muito tempo.
Porque não é fácil assumir que vamos partilhar pensamentos que moram na nossas cabeças, apenas à mercê das nossas próprias críticas, quanto muito partilhados com a nossa família e/ou amigos, e agora à mercê dos vossos julgamentos. E não é fácil expormo-nos às críticas.
Porque desde pequena que sofro do "síndrome do papel branco", quer fosse ao fazer um desenho, quer num teste da faculdade. Quantas vezes me stressei, ao olhar para a folha de teste do meu marido, meu namorado na altura, ao ver a minha folha ainda de um branco maculado apenas por linhas horizontais paralelas, já a dele não tinha mais espaço por onde escrever...Típico de uma Balança...pondera, pondera, pondera um pouco mais e só depois lá vai. Que nervos me dava! E dá...Tenho como atenuante o facto dele ter sido o melhor aluno da faculdade. :-)

Uma estória, um desabafo, uma opinião, uma experiência... um pouco do que fiz, fui e do que sou. Do que penso hoje, mas que pode ser diferente amanhã...

Agora tenho de ir... coçar-me um pouco :-D


ENG
Diary Entry#1 - "Scabies to scratch myself"

Not exactly a diary. I don´t intend to do it every day. However, I don´t know how I should call it. I don´t have a schedule defined on my mind. It would be done to the rhythm of my thoughts. In fact, more to the rhythm of my willingness to translate them into posts.
"Scabies to scratch myself" , this is a saying we have, here in Portugal, that means we are looking for trouble, and that one should be the correct post title :-)! Ah! These words bring me back to old days! How many times did I hear my mum say "you´re looking for scabies to scratch yourself!"? These days, I found myself saying those same words to my daughter, who turned to me and asked, just like I did before to my mother the first time I heard them, "Mum, what is scabies?"

This expression would work much better, for several reasons:

Because to begin with, there is the responsibility to continue.
Because it is something not easy to do, especially for someone like me who has never had the habit of writing on a diary - I´ve started a couple in my teens (pre?) but just that. Started. 
Because it is not easy to assume that we will share our thoughts, flowing quietly in our minds, only criticized by our own selves, being consequently at the mercy of your judgments. And it is not easy to expose ourselves to criticism.
Because since my childhood, I suffer from "white paper syndrome", whether it was when drawing a picture or in a college test. How many times did I stress myself by looking at my husband's test sheet, my boyfriend at the time, comparing my test sheet, in pure white only tainted by parallel horizontal lines, to his with no more space where to write in ... typical of a Libra... ponder, ponder, ponders a little more.... It got me so mad! Still does ... As a mitigating factor it´s he was the best student in college. :-)

A story, an opinion, an experience or simply to get out of my chest ... a little of what I did, I was and I am. What I think today but could perfectly be different tomorrow ...

Now I have to go ... scratch myself a bit :-D

Sem comentários:

Enviar um comentário