Arts&Culture #3 - Uma Ana fabulosa e um Give-away...

segunda-feira, março 14, 2016

PT
Algumas pessoas, apesar do contacto com elas poder ser esporádico, fazem-nos apreender lições de vida. A senhora que se segue é uma delas.

É um verdadeiro exemplo de força e determinação concentrada num pequeno corpo magro de 1,60m. Com um percurso de vida cheio de curvas, alguns tropeções, cambalhotas - condição sine qua non a estar vivo - mas sempre com os objectivos presentes na sua linha de horizonte, consegue fazer parecer que foi tudo fácil. Ouvi-la falar do seu projecto é hipnotizante e um verdadeiro prazer. Adoro pessoas assim...

Ana Köhler tem 44 anos e é dona de um verdadeiro espírito empreendedor. É assim a sua história:

Iniciou os seus estudos de Dança Clássica com a Prof. Anna Máscolo, de onde prosseguiu para a Escola de Bailado do Teatro Nacional de São Carlos. Participou em vários espectáculos de Dança antes de partir para uma das escolas mais conceituadas de Dança Clássica em França - École de Danse Rosella Hightower - um centro de excelência a nível europeu. Seguiu-se a Holanda, onde ingressou na Codarts - Escola Superior de Dança de Roterdão, e formou-se como professora de Dança Clássica e Dança Moderna. Mais tarde, ingressou o corpo docente dessa mesma instituição e foi formadora de professores. A nível artístico trabalhou com alguns dos coreógrafos mais proeminentes deste país, aí tendo permanecido durante 10 anos.

Como bailarina dançou em projectos e companhias em França, Holanda e Bélgica. Como professora de Dança Clássica trabalhou no Conservatório de Roterdão, na Escola Superior de Roterdão e em companhias profissionais.

Em 2004, por ocasião de uma reviravolta na vida, e ao fim de vários anos a viver fora, decide voltar para Portugal de vez. Era tempo de mudar de paradigma, de defender a sua visão de ensino e repassar as suas experiências a outros; de pôr em prática todo o know-how das suas vivências profissionais, mas agora na sua terra natal.

E assim nasce o seu novo "bebé": a Escola de Dança ANA KÖHLER.

É graças a este espírito de guerreira, da sua capacidade de desdobramento do tempo (Ana é ainda mãe de duas crianças) e a uma determinação imparável que conseguiu transformar um projecto embrionário numa escola, agora já com 10 anos de existência. Reunindo uma equipa de profissionais de excelência em várias áreas da dança, criou um espaço de ensino da dança, diferente daquilo que é tradicionalmente conhecido. "Aqui não se ensina só as crianças a dançar, ensina-se a pensar.", disse-me durante esta entrevista.

Paralelamente, ao ensino de várias técnicas de dança (Clássica, Contemporânea, Tradicional Irlandesa, Oriental, Hip-Hop, entre outras), a escola dispõe também de um espaço para aulas de Pintura, Teatro, Desenho Criativo, apoio ao estudo, etc.

A EDAK tem também um protocolo com a Escola Noes Fiolet Studios, de Roterdão na Holanda, que lhe permite receber vários professores convidados, com o fim de enriquecer a linguagem das alunas, assim como, enviá-las para workshops e estágios. Esta interação entre escolas e países é fundamental para o desenvolvimento artístico. Vi um verdadeiro empenho na educação e crescimento cognitivo daquelas crianças.

É ainda membro oficial da Vaganova Society of Ballet Teachers em São Petersburgo na Rússia, do Conselho Internacional de Dança da Unesco e ainda da Classical Alliance, em Nova Iorque. Fala fluentemente Português, Holandês, Inglês, Francês e Espanhol. Em complemento, durante toda a sua carreira, frequentou aulas de Yoga e em 2003 obteve o diploma de professora de Power Yoga em Utrecht, na Holanda. 
Presentemente assumiu a direcção da secção de Lisboa do Conselho Internacional de Dança (CID). Ou seja... Não há nada que não seja capaz de fazer! Revelou ser um verdadeiro exemplo de vida.

A quem quiser aventurar-se a visitar e descobrir mais sobre a escola, o que aconselho vivamente, pode dirigir-se a:
EDAK – Escola de Dança Ana Köhler
Rua Luís Pastor de Macedo, 37A (ex Lt 25A)
Quinta das Conchas – Lumiar
Email: info@edak.pt


No dia 20 de Março, a EDAK vai organizar um workshop, que por coincidência irá decorrer nas instalações do Ginásio Clube Português, com o mestre de House Dance e Hip-Hop, Mr.Kapela.

E guess what??? Temos um giveaway com duas entradas gratuitas para este evento de dança imperdível!!!

Gostam ou conhecem quem goste de dança ( e tem mais de 12 anos de idade) e gostava de poder participar? 

Para habilitar-se a ganhar um das duas entradas disponíveis, deverá, a contar a partir do dia de hoje - 14 de Março - e até às 23:59h (hora de Portugal Continental) da próxima Quinta-feira dia 17 de Março:

- fazer Like na página do Facebook da EDAK – Escola de Dança Ana Köhler e do blog, caso ainda não o tenha feito;
- "tagar" 3 amigos em comentário ao post deste Give-Away no FB e partilhar o post FB em modo público

O resultado será apurado, através de sorteio pelo Random.org, de entre as entradas que cumpram todos os requisitos (uma entrada por pessoa apenas) e o mesmo será comunicado na 6ªf dia 18 de Março aqui no blog, bem como nas páginas de Facebook do blog e da EDAK.

Se gostam de dança, não percam esta oportunidade.

Até para a semana.

Susana


Sem comentários:

Enviar um comentário