Diary Entry#10: Why I love tennis so much & specially these 2!

sábado, março 19, 2016
Photo credits: 2016 Jared Wickerham/BNP Paribas Open

PT
O ténis e especialmente um destes dois jogadores tem um papel importante na minha vida. Entenderão porquê.

Os que gostam de ténis e estão mais atentos às notícias certamente já se deram conta desta imagem, que se tornou viral de um dia para o outro.

A imagem da cumplicidade entre dois campeões e do fair-play que se vive neste desporto. Claro que, como em tudo,  também há excepções, mas são poucas, muito poucas comparativamente.... Esta não é uma saudação entre dois amigos, apesar do grande respeito que nutrem um pelo outro. É a do actual nº1 do ranking mundial a saudar (ao seu estilo brincalhão que o caracteriza e eu pessoalmente admiro) o ex-nº1, por si destronado e ao qual as as coisas não têm corrido nada bem desde então.

Apenas para vos enquadrar do contexto da foto: anteontem, no Open de Indian Wells, Rafa Nadal teve uma performance ao seu velho nível acabando por ganhar (com um pouquinho de sorte tb, é verdade) a Alexander Zverev, um "miúdo" de 18 anos que o próprio Nadal lhe reconhece o potencial para ser um nº1. Tinha sido uma partida dura com momentos de ténis que levaram a audência a aplaudir de pé.

Após o encontro, saindo do túnel que liga ao court, cruzam-se Nadal, que terminara o encontro, e Djokovic que ia entrar no court para jogar. E este momento acontece! Adoro este desporto, as regras de conduta do mesmo, o cavalheirismo e fair-play e adoro sobretudo estes dois!
Photo credits: 2016 Jared Wickerham/BNP Paribas Open

A primeira vez que vi Djokovic jogar foi ao vivo, na final do Estoril Open em 2007. Djokovic sagrou-se campeão do torneio aos 19 anos e chamou-me a atenção o seu estilo e atitude em campo. De lá para cá, tornou-se o meu nº2. Porque nº1, esse, há-de sempre ter o mesmo nome - Rafa Nadal!

Quem me conhece sabe o quanto sou fã! Não pelos seus atributos físicos ou pelas campanhas sexys que tem feito (embora sejam um verdadeiro show e um regalo aos olhos) mas pela sua garra, pela resiliência, por "comer a terra", pelas suas atitudes sempre dignas para com todos os que o rodeiam, sejam os apanha-bolas ou alguém do público que irrompe o campo para o abraçar, rompendo a segurança, e por manter os "pés sempre bem assentes no chão". E pelo seu sorriso :-D

Acompanho a sua carreira desde os seus 18 anos. Estavamos em 2004, eu tinha ligado a TV e estava a dar a final da Copa Davis, onde se disputava uma partida entre os Estados Unidos e a Espanha. O resultado daquele encontro ditaria a vitória na Copa e, claro, as probabilidades estavam do lado dos EUA. Jogava um ex- nº1, Andy Roddick, contra o novato espanhol, Rafael Nadal. O que vi deixou-me agarrada ao televisor e tornei-me uma fã deste jogador cheio de raça!

Entretanto, eu tinha começado a aprender a jogar este desporto e a aprender o quão difícil é o que vemos fazer e parecer tão fácil. Quando fiz uma pausa na minha carreira profissional, por causa dos meus sucessivos tratamentos de fertilidade, agarrei-me ao ténis. Jogava e via muitas partidas. Muitas mesmo, praticamente todas as partidas transmitidas na TV em que jogasse o Rafa, Federer ou Djokovic. Mas não só estes.

Nos 6 primeiros tratamentos que fiz, aconselharam-me a que permanecesse de repouso nos dias seguintes à transferência. E, por coincidência, decorria sempre um torneio qualquer de ténis. Percebem porque assisti a tantos jogos? :-) Durante alguns anos, acompanhei e celebrei as vitórias do "Touro Miúra", como é apelidado. E me divirtia ainda mais pelo facto do meu marido ser um fã acérrimo do Federer. As vitórias do Nadal até pareciam ser vitórias minhas! eheheh

A verdade é que o ténis e Rafa Nadal me acompanharam em longas horas e me proporcionaram bons momentos, ajudando-me a viver com menos stress durante todo o processo. A cada tentativa falhada, telefonava ao meu professor de ténis e dizia-lhe "Vou voltar e quero estar em forma rápido para que na próxima corra tudo bem!" :-)  Mal sabia eu que ia voltar umas quantas vezes...

Pouco dias após ter recebido a mais maravilhosa notícia que finalmente estava grávida, tive a oportunidade de ir ver o meu ídolo jogar na sua "catedral". Vi-o jogar e ganhar uma das meias-finais de Roland Garros. Uma vitória fácil, sem grande história, mas para mim fantástica :)

No dia em que entrei no Hospital para ter a minha filha, fi-lo de manhã por haver a necessidade de receber medicação antes do parto. Nesse dia, havia um jogo muito importante. Decorria o Australian Open e jogavam-se as meias finais. Uma delas, entre Rafa Nadal e outro espanhol, Fernando Verdasco, à qual eu e o meu marido assistimos enquanto esperávamos pela minha hora.

Foi a partida mais emotiva e intensa que assistira até então. Não só pelo que aconteceu em campo (5h14m de jogo tornaram-na a partida mais longa da história do torneio até então, entretanto batida pela final, em 2012, entre Nadal/Djokovic) mas também pela ansiedade envolvida. Ansiava pelo nascimento da minha filha mas não queria perder o fim do encontro. :-D Foi emocionante mesmo! E não poderia ter corrido melhor! Consegui assistir até ao fim, Nadal ganhou e estava a um passo da sua primeira vitória de sempre num torneio de piso rápido e eu tive a minha filha linda!!! Como é que esta miúda não haveria de gostar de jogar ténis?! Não é mesmo?

Este é um desporto em que os jogadores são adversários mas não inimigos. Estas são imagens desse jogo tão especial para mim <3
Percebem o que vos digo? Por estas e por outras, Rafa Nadal será sempre o meu nº1! VAMOS!


ENG
Tennis and one of these two players have an important role in my life. You´ll understand why :-)

Those of you who like tennis and are more up-to-date with the news probably had already seen the post opening picture, who has gone viral overnight.  

The image reflects the true complicity between two champs and the fair-play we usually witness in this sport. Of course, there are exceptions, like there are in everything else, but not many comparatively... What we see isn´t the compliment between two friends, although they do respect each other. The actual number one in ranking is saluting (in his own playful style I like so much) the former number one, to whom things hasn´t worked out so great since then.

Just to give you a little bit of context: on the past Thursday, at Indian Wells Open, Rafa Nadal gave us a taste of the "old" Rafa and ended-up winning against the 18-year-old Alexander Zverev, someone Rafa himself recognizes the potential to be a number one. It was a combative match with moments that got the audience up on their feet applauding. 

After the match, into the tunnel comes in Nadal, after beating Zverev in a tight match, and bumps in to Djoko just about to get in court to do his magic :-) Two photographers captured this moment! I love this sport, its rules of conduct, chivalry and fair-play and mostly love these two guys!  
Photo credits: 2016 Billie Weiss/BNP Paribas Open

First time I watched Djokovic play, was live here at Estoril Open final, back in 2007. At age 19, Djokovic won the tournament and a new fan. I liked his style and attitude on court. Since then, he has become my number two. My number one, that one, will always have one name - Rafa Nadal!

Who knows me well knows how a huge fan I am of Rafa! Not for his physical attributes or sexys commercials (although they are a sight for sore eyes) but for his tenacity, resilience, for as we say "eating the clay" meaning letting it all out in court, for his always correct attitudes towards others, whether a ball boy or simply someone who entered unauthorized into the court to give him a hug, and for being so well-grounded. For sure, for his irresistible smile :-D

I follow his career since he was 18 years old. Back in 2004, I had turned on the TV and was playing the Davis Cup final. A match between the United States and Spain, where the outcome would dictate the Cup winners. The odds were on the US side, of course. On one side was playing a former No. 1, Andy Roddick , against a spanish rookie , Rafael Nadal. What I saw left me clinging to the TV and I turned into a huge fan of this gutsy player ever since.

In the meantime, I started having tennis lessons, learning how to play the sport and understanding how hard it was to do the things they did, making us believe like it is easy. When I had to pause my professional career due to my consecutive fertility treatments, I turned to tennis. I played and watched many matches. A lot, in fact. Mostly all where Rafa, Federer or Djoko was playing. But not only those.

During my first 6 treatments, I was advised to rest during the next days after the embryos
transfer. By coincidence, there was always a championship going on during that period. Do you get it, why I watched so many matches? :-) For a couple of years I watched and celebrated the "Miura Bull", as he´s called, victories. Had a lot of fun also because my hubby is a huuuge Federer fan. Nadal victories tasted like they were my own! ahahahah

Truth is, tennis and Rafa Nadal were my "companions" and helped to live the whole process a lot more happy and less stressed out. At each failed attempt, I called my tennis instructor: " I´m coming back. I need to get fit again to be successful the next time!". Little did I know I was coming back so many times...

A few days after receiving the most wonderful news that I was pregnant, I had the chance to go and watch my idol play live at his "cathedral". I watched him play Roland Garros semi final and win it. Easily. No story. But I didn´t care. I was happy! :)

The day I entered the hospital to give birth to my child, I went in the morning because I needed to get medication prior to delivery. On that day, an important meeting was taking place. Australian Open was on and was a semifinal´s day. Rafa was playing against his fellow companion, Fernando Verdasco. Both my husband and I watched it on TV whilst waiting for my time to arrive. 

It was the most intense and emotional match I´ve seen so far. Not only due to the long 5h14m, that made it the longest AO match until that day, but also due to the anxiety involved. I was anxious to see my baby but didn´t want to go without watching the match until the end :-D It was a thrill! And could´t have gone any better! I did watch it til the end, Nadal won and was one step closer to his first ever hardcourt championship winning and I finally had my lovely baby on my arms!!!! How can my little lady not love to play tennis? Can you tell me? 

Tennis is a sport were opponents aren´t enemies. These photos of that so special match says it all  <3
Do you see what I mean? That´s why Rafa will always be my No. 1!  VAMOS!

Sem comentários:

Enviar um comentário