Diary Entry #9- Importance of sports in (my) life

sexta-feira, março 11, 2016
PT
Advogo um estilo de vida saudável e o desporto tem um papel muito importante. Acredito na importância da actividade física tanto no crescimento de uma criança quanto para o bem-estar e saúde do adulto. E aprendi por experiência própria.

Mens Sana in Corpore Sano, que significa Mente Sã em Corpo São, é o lema de uma grande instituição do desporto, o Ginásio Clube Português, e que me é particularmente querida por várias razões.

Gostava de dizer que comecei em criança mas não é verdade. Tal como os pais da Camila também os meus não praticavam qualquer tipo de desporto. Apenas descobri a paixão pelo excercício físico na minha adolescência, quando entrei para a emblemática classe de representação do Ginásio Clube Português - as Senhorinhas.  Uma classe muito especial onde fiz amizades para a vida. Onde aprendi a importância da actividade física não apenas para o nosso bem estar físico mas sobretudo mental. Tínhamos uma professora exigente e trabalhávamos todas muito em prol do grupo e divirtíamo-nos muitíssimo ao fazê-lo. Aquelas horas de exercício ( e diversão) eram um escape para as minhas de estudo :-) Muitos bons momentos e muitas saudades.

Um desses bons momentos foi, sem sombra de dúvida, a participação na Gymnaestrada (naquele ano, em Herning - Dinamarca) uma espécie de Jogos Olímpicos sem a componente competitiva. Na foto acima, eu (em pé) seguro a bandeira do evento no Sarau de Gala do GCP, que na altura se realizava sempre no mítico Pavilhão dos Desportos/ Carlos Lopes. Era sempre uma emoção segurar a bandeira, fosse a do GCP, da Gymnanestrada ou de Portugal. Sentíamo-nos motivadas e orgulhosas por fazê-lo <3
A minha paixão pelo rabo-de-cavalo vem de longe... :-D

O GCP é uma instituição com 141 anos e desde sempre que os seus Saraus de Gala são um acontecimento. Mas a partir do momento em que passaram a realizar-se no Auditório do Centro Cultural de Belém transformaram-se em verdadeiros espectáculos! Com a entrada na vida profissional, estive uns anos largos afastada e quando regressei fiquei verdadeiramente espantada com a qualidade do evento!

O meu regresso ao Ginásio Clube Português foi também especial :-) Ao contrário do que possam pensar não voltei para praticar exercício físico. Entretanto, tinha desenvolvido uma nova paixão - o ténis - e todas as horas que conseguia e consigo tirar eram e são para este desporto. Infelizmente, devido a algumas complicações de saúde, têm sido bastante menos daquelas que eu gostaria, mas enfim...

Como dizia, regressei ao Ginásio e com um papel muito diferente. Tinha sido convidada a integrar a equipa directiva, que iria a eleições e ganhou, e eu aceitei, com muita satisfação e orgulho por voltar a fazer parte desta grande casa. Durante 8 anos, tive a responsabilidade de coordenar a equipa e a actividade de marketing do GCP. É claramente algo que muito me orgulho! Foi um prazer conhecer e trabalhar com as excelentes pessoas que todos os dias se esforçam para proporcionar a melhor experiência possível aos seus imensos sócios.

Como vêem, na minha vida, o desporto teve sempre uma presença muito próxima. E é algo que eu quero para os meus filhos. Seja que desporto for, desde que seja com comprometimento ( de preferência, representação ou competição). A prática desportiva traz benefícios no desenvolvimento ósseo, da musculatura, coordenação motora, saúde cardiovascular, etc. Mas, para mim, tem outras vantagens tão ou mais importantes. Acabamos por nos rodear de pessoas com o mesmo estilo, hábitos e objectivos de vida, aprendemos a prescindir de alguns atractivos menos saudáveis e recomendáveis, porque estes poderão comprometer os nossos objectivos.

A minha filha começou muito cedo, na classe de BabyGym do GCP. E ainda esteve na de FunGym, mas ginástica não era lá muito do seu gosto e eu respeitei. Quis experimentar o ténis e gostou <3 . No ano passado, competiu num Torneio Escolas mas este ano, devido a sucessivos períodos de doenças, não tem corrido nada bem, falhou as presenças.

Não quero que pensem que sou fanática da competição. Não sou. Mas tem muitas vantagens. Conto-vos um episódio que aconteceu com a minha filha para ilustrar o que vos pretendo transmitir.

A Mimi, no ano passado, participou em todas as etapas do torneio e estava classificada em 3º lugar da categoria dela. Na véspera do torneio Masters (o final do ano), tive um jantar de aniversário de uma amiga e, como ela ia levar as suas filhas que são amiguinhas da minha também, resolvi levar a minha filha ao jantar. Claro que, no dia seguinte de manhã, ela estava lenta...mal se mexia em campo. Não correu mal, mas longe de correr bem e, claro, perdeu o 3º lugar e o lugar no pódio que tanto queria.

 " Mãe, para a próxima vez não vou ao jantar!" - lição rapidamente aprendida! Linda menina!

Percebem a importância do "comprometimento" que a competição (ou a representação ou simplesmente a paixão pelo desporto que se pratica) acarreta? O mais importante não é ganhar ao outro mas sim aprender que é preciso fazer a escolha correcta para atingirmos o nosso objectivo. Uma lição que, espero eu, saiba transpor para todos os outros aspectos da vida.

3 comentários:

  1. Sou suspeito,

    Sou suspeito pois conheço a Ana ainda antes desta atividade como bloguer. Conhecemo-nos no Liceu com 11/12 anos e por coincidência alguns elementos das nossas famílias também se conheciam. Sempre nos demos muito bem.
    Sendo este um blogue mais dirigido para o sexo feminino, nunca deixei de o consultar e inclusive de fazer alguns comentários diretamente para a sua autora.
    Mas este é especial.
    O GCP (Ginásio Clube português) também é a minha "casa" e foi por mim que a Ana voltou e fez, como outra coisa não seria de esperar, um excelente trabalho ao longo destes últimos 8 anos. Como Vice- Presidente e principalmente como amigo, não posso deixar de te agradecer por todo o empenho e dedicação que deste ao nosso clube.
    Quem andou e anda no GCP, quer nas classes de competição quer nas de representação, sabe que esta casa nos marca para sempre. Aí aprendemos a viver as alegrias e as tristezas mas sempre de uma forma correta e leal. E por vezes temos a sorte de fazer amigos que nos acompanham pela vida fora.

    Obrigado pela "ajuda" que deste nestes últimos 8 anos.
    Um beijo do "suspeito"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João,
      Antes de mais quero agradecer as tuas palavras! E dizer-te que me surpreendeste! :-) Conseguiste algo que nunca tinhas conseguido durante estes anos todos que nos conhecemos (apesar das tuas tentativas em me irritar :-) )... Arrancar-me umas lágrimas.
      Não estava nada à espera deste post e fiquei muito feliz :-) um beijinho grande "miúdo"

      Eliminar