Arts&Culture #2- Part1- Cinema for a happy weekend

segunda-feira, março 07, 2016








PT
Desta vez, quero apresentar-vos propostas culturais para poder rechear os vossos fins de semana com experiências boas e enriquecedoras.

O nosso foi bem recheado e com tempo para tudo:-)  Estudo, cinema, exposições e museus. E são estas experiências que quero partilhar convosco e desafiar-vos a aproveitarem para o vosso próximo de fim de semana. Ainda vão estar em cartaz!

Começo por apresentar-vos o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, que começou no passado dia 3 de Março e que decorre até ao próximo Domingo dia 13 de Março. Foi também por aí que começámos o nosso programa cultural de fim-de-semana. Havia que começar em grande :-) A expectativa era muita...e foi uma aposta ganha!

O festival Monstra vai já na sua 15ª edição e este ano com mais uma programação recheada de boas ofertas. São 605 filmes, alguns mesmo são estreias mundiais, europeias ou nacionais, dos quais 238 estão em competição, de Longas, Curtas, Estudantes, Curtíssimas, Prémio Vasco Granja/SPA e Monstrinha, com uma oferta durante o festival para Pais e Filhos, inclusivé Curtas para bebés (Baby Monstra) e, ao longo do ano, realizando mais mostras de filmes e oficinas de animação em vários locais e escolas, levando a animação às crianças, jovens, professores, famílias. Para mais info ver aqui

O festival tem, portanto, uma grande componente familiar com sessões específicas para pais e filhos, sessões para escolas, e este ano com sessões contínuas e gratuitas para bebés. Encontram-se ofertas aliciantes para miúdos e graúdos... As apresentações distribuem-se por várias salas da cidade de Lisboa e a oferta é extensa e variada, aconselhando-se uma consulta cuidada. Vejam tudo o que precisam saber aqui

Chamo a atenção para o facto que as sessões não se repetirem. São imensos filmes a apresentar. O filme que fomos ver, como tal, já não conseguirão vê-lo durante o festival. De qualquer forma, serve como exemplo da boa experiência que tivemos e que poderão ter também:-)

A escolha recaiu no filme "Minúsculos - O vale das formigas", um filme francês com realização de Thomas Szabo e Hélène Giraud, com apresentação no Cinema São Jorge

A sessão esperava-se agradável, mas o que vimos foi claramente mais do que isso. Este é um filme de animação delicioso, divertido, cheio de boas mensagens e durante os seus 89 minutos não se sentiu a ausência de diálogos. Uma ode à amizade e colaboração entre espécies, feito com muito humor e sensibilidade. Saí com vontade de ver mais...

Aconselho vivamente a mergulharem nesse universo maravilhoso da animação contemporânea. E deixo-vos algumas sugestões.

Para quem tem bebés, no próximo fim de semana, na Sala Montepio do Cinema São Jorge em Lisboa vão haver sessões contínuas com entrada livre para pais e crianças. Não é necessário bilhete e funciona por ordem de chegada, mediante os lugares disponíveis.  São filmes curtos entre 1´e 10`, para que os bebés aguentem :-).  Espreitem aqui

Para pais e filhos um pouco mais crescidos:

O programa Pais e Filhos tem uma oferta específica de Longas (ver aqui) e Curtas (aqui). E deixo-vos uma sugestão, uma ante-estreia. 

O filme "Está a Nevar!".
Jean-François Pouliot | Canadá | 2015 | 82´
Para se divertirem durante as férias de inverno, Luc e Sophie decidem fazer uma enorme guerra de bolas de neve. Ajudados por Cleo, um cão adorável, embarcam numa emocionante aventura que junta toda a aldeia, e provam que é possível encontrar amizade nas circunstâncias menos esperadas, enquanto aprendem algumas lições importantes.

Cinema São Jorge | Sala Manoel de Oliveira | 6 março | 14h30 | Pais e Filhos – Longas 03 – Ante-estreia | (VO / leg. pt)



Como tenho outras sugestões para vos fazer, como base no programa cultural do nosso fim de semana, e este post já vai longo, aguardem o próximo post :-)

Susana


Sem comentários:

Enviar um comentário