Diary Entry#5 - Dorme miúdo!

segunda-feira, janeiro 25, 2016
 PT
Desde que li um post da Filipa Cortez Faria, no seu blog MyHappyKids que eu acompanho há alguns anos, acerca da questão da hora de ir dormir dos seus filhos, que eu fiquei a pensar que deveria escrever um post acerca do tema. Este é sempre um assunto que dá pano pra mangas! A minha experiência é diferente com cada um dos meus filhos e os seus comportamentos vão mudando à medida que crescem...

Se há coisa que eu era fundamentalista é com a hora de ir para a cama e as rotinas de sono. Com a minha filha, que foi a primeira, fazia "tudo direitinho".  Banho, jantar, uma história ( ou duas ou três :-) ) e cama. E, desde os seus 6 meses e até aos seus 4 anos, colocava uma música a tocar para lhe embalar o sono. A mesma, todos as noites, todos aqueles anos. A "música dos ó-ós" como ela pedia quando eu me esquecia de a ligar.  Lovely Sleepy Baby and the Sea de Raimond Lap. Podem encontrá-la no iTunes aqui  A verdade é que a música é uma ajuda preciosa. Acalma-os e coloca-os em "modo de dormida".  Nada de luzes fortes, televisão e muitas agitações antes de dormir.

Até aos 2 anos de idade, e apesar de tudo isto, precisava de "me sentir" por perto até adormecer. Eu não precisava falar, não precisava de contacto físico mas se me ouvisse sair do quarto estava tudo estragado. Foi sobretudo a partir do momento em que começou a ir para a escola, aos 3 anos, que começou a deitar-se e "capotar". Dava-lhe um beijo de boas noites e saia do quarto. Quando acordava durante a noite, ia a casa de banho sozinha e voltava a deitar-se.  Fase boa!

Como nunca tentou sair da cama de grades, eu estiquei ao máximo o tempo que consegui mantê-la lá. Apenas a mudei para a "cama de crescida" já com 3 anos e meio. Nunca tive com ela o problema de se levantar da cama para brincar e não ficar quieta e sossegada, para adormecer. Como acontece...com o seu irmão!

Mas esta foi apenas uma fase. No final dos seus 5 anos, começou a ter medo de estar sozinha e, por isso, começou a precisar novamente de companhia para adormecer. E há pouco tempo começou com pesadelos durante a noite, algo que era raríssimo ter. E apareceu mais um factor destabilizador do seu sono, que me tornou difíceis muitas noites...o seu irmão!

Pois é...agora o jogo mudou! Com ele, permito-me a alguns erros. Sempre o adormeci ao meu colo (sim, eu sei) mas colocava-o no berço e dormia a noite toda. Excepto quando ficava doente. Sempre que adoecia, se acordasse durante a noite não havia quem o calasse. E por mais que eu tentasse que não o fizesse, parecia que fazia por gritar bem alto para acordar a sua irmã. Pronto. Tudo estragado! Ela com medo de ficar sozinha no quarto e, ainda por cima, não gosta nada de o ouvir chorar. Ele que não queria ficar na cama...resultado? Tudo na minha cama.

Isto era algo impensável quando a minha filha era pequenina. Aliás, a primeira vez que ela dormiu comigo já tinha mais de 3 anos. Com ele não deu. Chegou a dormir quase diariamente na minha cama durante algumas semanas. Mas, uma vez recuperado totalmente, voltava a dormir a noite toda na sua. Mas, tal como a sua irmã com a sua idade, sempre precisou de companhia para adormecer. Uma vez adormecido, dormia a noite toda...enquanto dormiu na cama de grades!

Como este pestinha é de outra matéria-prima, claro que tentou saltar várias vezes as grades e tive, portanto, que o passar para a cama de crescido. Aliás, para a "gaveta" da cama, uma vez que como ainda é pequeno tenho medo que caia, mesmo com a barreira protectora. E aí começou o problema. Percebeu que pode levantar-se se quiser...Agora, a hora de dormir é uma luta. Não retirei ainda o berço do quarto, pois serve de elemento persuasor :-D "Miguel, se te levantares mais uma vez e te portas como um bébé, vou por-te a dormir na cama de bébés!" Funciona...mais ou menos. Quer levantar-se para ir dar beijinhos à irmã, para me vir dar beijinhos, para ir buscar um livro, para beber água... e isto comigo do lado dele. Deitá-lo na cama e ir-me embora? Ah! Seria lindo! Sempre que viro costas vejo-o empoleirado onde não deve!

Portanto, com ele, é uma "guerra" para que fique sossegado na cama. E ultimamente a coisa tem piorado. Começou por acordar de madrugada, pegar na sua "fá-fá", leia-se almofada, chuchas e vir invadir a nossa cama. Agora, acorda por volta da 23h/meia-noite e não quer ficar na cama sozinho. Mesmo que consiga adormecê-lo, no máximo, uma hora depois volta a acordar e o cenário repete-se...

Tal como a Filipa, não gosto de deixá-los a chorar desmesuradamente. Aliás, fiz isso uma vez com ele quando tinha uns 9 meses. Mas estava junto dele. Queria, porque queria que o tirasse do berço para vir para o meu colo...chorou quase 3 horas.. No dia seguinte, chorou menos um pouco e 2 dias depois, voltou a dormir a noite toda. Mas, um dia,voltou a adoecer e eu não fui capaz de voltar àquele sofrimento, dos dois. E a verdade é que ele. assim que se recuperava totalmente, voltava a dormir a noite toda. Algo o incomodava e queria o consolo do meu colo. E eu passei a não me incomodar com as regras todas e a ceder nas minhas convicções. Quer dormir na cama da mãe? Embora!

Ele está, actualmente, a atravessar uma fase má. Tem acabado na nossa cama, todas as noites. Mas não quero saber. Dentro em breve, também ele vai começar a ir para a escola. E, aí, o cansaço vai ajudá-lo a "capotar" e a dormir novamente a noite toda.

Entretanto, eu vou aproveitando ao máximo o prazer de ter, ao acordar, um pequerrucho na minha cama. Ou, como também acontece muitas vezes ultimamente por causa dos seus pesadelos, com os dois. Derreto-me quando os tento acordar e os vejo a agarrarem-se e aninharem-se um no outro. Há lá coisa melhor?

"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe" é um velho ditado popular. E a minha experiência passada comprova-mo. Vou, por isso, continuar a acreditar nela.


ENG
Ever since I´ve read Filipa Cortez Faria´s post about the going to bed time, on her  MyHappyKids  blog that I´ve been following for some years now, I wanted to write a post about it. This subject is a controversial one. My experience is different with both my kids and varies as they grow...

If there´s anything I was fundamentalist about was the bedtime hour and sleep routines. I did (tried) everything right with my first child.  Bath, dinner, one bedtime story (or 2 or 3 :-) ) and bed! Ever since her 6 months of age and up until her four´s, I put one music to lullaby her to sleep. The same one, every night, all those years. The "ó-ós music" as she would called it when I  forgot to turn it on.  Lovely Sleepy Baby and the sea from Raimond Lap. You may find it at iTunes here  The truth is music is a precious tool to put them into a sleep mode. It soothes them, calms them down... And also, no bright lights, no TV, no fuss before going to bed. 

Up until she was 2, she needed to feel my presence nearby to fall asleep. I didn´t have to talk to her, to touch her but if she did hear me getting out of the room, it was a nightmare. As soon as she began going to school, by the age of 3, everything started to go well. She´d lay down and fall asleep like a rock. I´d kiss her goodnight and leave the room. If by any chance she would wake up during the night, she would go by herself to the bathroom and back again to bed. Nice!

She never tried to get off her crib, so I stretched to the max her time sleeping there. She only started sleeping in her grown-up bed when she was already 3 years and a half. It all went peacefully without the problem of getting out and into bed all the time....as it happens with her little brother!

Unfortunately, it was only a phase. Turning 6, she began to be afraid of being all alone and went back needing company to fall asleep. Just recently started having nightmares, something she almost never did. Moreover, there was another disturbing element...her brother! 

Right...game change! With him, I did allow myself some mistakes.  I always cuddled my baby boy to sleep, yeah I know. But when I put him down to sleep on his crib, he´d sleep all night long. Except when he was ill. Every time he got ill, if he woke up at night, no one could make him stop crying unless we took him out of bed. When I tried to shush him so that he wouldn´t wake her sister up, it was a lot worse.  It always looked to me like he was doing it on purpose... And that was it! All ruined. On the one hand, she was afraid of being all alone. On the other, he didn´t want to stay in bed... What did I do? Everybody in my bed! No questions about it. 

The above was unthinkable when my daughter was a baby. In fact, the first time she slept in my bed she was more than 3 years old. Not possible with him. There was even a period of time when he slept in our bed every single night for several weeks. But once completely recovered, slowly gained his tranquility and went back sleeping all night in his crib. The issue was, like his older sister, he always demanded company to fall asleep. Once asleep, it was until morning... while he was in his crib!

Once this little fellow is made of another kind of raw material, of course he tried to jump out his crib a couple of times. So I had to move him to a grown-up bed. That was when all began to go badly... he understood he could get out and into bed whenever he wanted to. So now, to put him to sleep is a struggle. The crib is still on his room, for me to use it as a persuader :-D "Miguel,if you get up on your feet behaving like a baby, mummy is going to put you down to sleep on your crib!" it works...sort of! He wants to go and kiss her sister goodnight, over and over again, to get a book, to drink a little bit of water...and I am by his side all along...driving me mad! To put him on his bed and leave? Ah! That would be lovely! If every time I turn my back he´s perched where he shouldn´t! 

So as you may see, it´s an ordeal to make him be quiet and calm in bed. And it has gotten a lot worse. He started waking up at dawn, picked up his pillow, pacifiers and comes to our bed. Now, he wakes up around 23h/midnight and simply doesn´t want to stay in his bed. Even if I´´m successful at making him to go to sleep, at the maximum one hour later he wakes up again. 

Just like Filipa, I can´t stand listening to them crying their hearts out. in fact, I did that once with Miguel, when he was 9 months. But I was beside him all the time. He just wanted me to pick him up out of the crib... and cried for 3 long hours... Next day, for 2 hours and two days after, he started to sleep all night long. But then, eventually, he would stay ill but I wasn´t able to redo it all over again, to go bak to that suffering. Something was disturbing him and so he wanted his mother´s cuddle. I just forgot all the rules and began giving in. You want to sleep with mummy? Ok, let´s go!

Right now, he´s through a bad phase. Ends up at our bed, every night. But I simply don´t care. Pretty soon, he will be going to school. Tiredness will make him go to sleep like a rock. It will help him to fall asleep.

Meanwhile, I´m taking advantage of having my little baby boy by my side, each morning. Or the two of them ( because of her nightmares) Is there anything greater than to have both of them cuddled on one another?

"There is no evil that will last forever nor good that never ends" is an old saying and my experience proved it to me. So I am continuing to believe on it.



4 comentários:

  1. Eu faço questão que o Rodrigo adormeça sempre comigo na minha cama!Se não o tenho, quem não dorme bem sou eu!!
    Aproveitar todos os minutos, todos os mimos, todos os beijinhos e abraços..ele não vai ficar (mais) mimado só porque adormece com a mãe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adorei estas confissões <3

    ResponderEliminar