Arts&Culture#13 - Escola Dança de Lisboa, Colóquios&audições

sexta-feira, junho 03, 2016





A Escola de Dança de Lisboa (E.D.L.) do Conservatório Nacional tem vindo a promover alguns encontros direccionados a pais e estudantes de dança, mas abertos ao público em geral. Estes encontros são resultado de uma parceria entre a E.D.L. e a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Dança do Conservatório Nacional (APEEEDCN) e têm o intuito de abordar questões pertinentes a quem frequenta aquela escola ou outras escolas de dança.

O colóquio a que assisti abordava o tema "Desafios do crescimento na formação do bailarino: Corpo, Mente, Acção e Vocação".

À primeira vista, pode parecer algo extremamente denso e pouco interessante para quem não tem filhos no ensino vocacional de dança, mas garanto que não é o caso. O debate foi bastante elucidativo, levantou questões muito pertinentes, transversais a todas as áreas vocacionais e idades. O colóquio tinha como oradores João Paulo Moita (Fisioterapeuta residente da E.D.L.), Maria Joaquina Saúde (Psicológica residente da E.D.L.), Barbora Hurskova (Bailarina Principal da C.N.B.) e Vasco Wellenkamp (Coreógrafo).

O primeiro orador abordou o desenvolvimento motor e a problemática da especialização precoce; o segundo, falou sobre a sensível etapa da decisão sobre a orientação vocacional e toda a sua repercussão, em termos psicológicos, para o jovem e família. Os terceiros e quartos oradores presentearam-nos com as suas descrições, fascinantes, de quem já passou por todas estas etapas e tem muito para partilhar. Duas versões pessoais, motivantes e emocionais. O colóquio teve ainda duas pequenas apresentações por parte dos alunos da E.D.L..

A sala estava muito bem composta e do público faziam parte não só alunos e pais da escola, mas também professores externos e "outsiders" interessados, como eu. Algo que vejo como muito positivo é a abertura destes colóquios a todo o público, carecendo apenas de inscrição prévia.

Estes debates focam-se na elucidação sobre questões relacionadas com a Dança, pelo que acho que qualquer pai que tenha crianças a desenvolver a sua aprendizagem, pode e deve seguir esta "série" de colóquios. Para mais informações sobre a escola ou actividades relacionadas com o tema, consultar aqui.

A todos os pais com crianças apaixonadas pela dança, fica a informação que as inscrições para as audições para a Escola de Dança do Conservatório Nacional estão abertas até ao próximo dia 15 de Junho e as audições, em si, realizar-se-ão entre os dias 21 e 24 de Junho. As audições têm muita afluência, a concorrência é alta e o processo em si é uma aprendizagem, mas é um passo certeiro em direcção ao palco.

O espectáculo de encerramento de ano da E.D.L. será a 1, 2 e 3 de Julho no Teatro Camões. É um evento impressionante e, se está a pensar em introduzir a dança na vida do seu filho ou filha, dê uma espreitadela. Garanto que vai ficar impressionado.



Ainda este fim-de-semana, no dia 5 de Junho no grande auditório do CCB, vai acontecer também o espectáculo de encerramento de ano da Escola de Dança Ana Köhler. É uma escola em crescimento, com professores qualificados e, se puder, passe por lá para ver o que andam a fazer. Eu vou.




Até para a semana.

Susana

Sem comentários:

Enviar um comentário