Arts&Culture#14 - Aniversário Fundação Calouste Gulbenkian

terça-feira, junho 21, 2016


1956 foi o ano de criação da Fundação Calouste Gulbenkian. Criada com o intuito de fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas, a Fundação nasceu em resultado de um desejo em testamento de Calouste Sarkis Gulbenkian.

Era sua vontade que todo o seu espólio de arte, bastante vasto e eclético, assim como parte da sua herança, fossem usados com fins caritativos, artísticos, científicos e educativos. Queria que fosse criada uma fundação, com o seu nome, e elegeu Portugal para a sua fixação.

Calouste era de origem arménia, mais tarde naturalizou-se britânico e passou os últimos 13 anos da sua vida em Portugal. Por motivos de saúde, permaneceu aqui até ao fim dos seus dias e por Portugal viver uma situação de paz durante o conflito da Grande Guerra. Agradeceu, postumamente, o acolhimento e escolheu o nosso país para a implementação da sua fundação por saber que aqui seria respeitada, escrupulosamente, a sua vontade.  Assim foi.

Desde então a Fundação impôs-se como uma estrutura de alta qualidade que promove, incentiva, apoia (directa e indirectamente) e divulga aqueles que são os pilares dos seus objectivos: Artes, Ciência, Beneficência e Educação.

Nesta quinta-feira, dia 23 de Junho, para comemorar os seus 60 anos de existência, a Fundação apresenta uma programação especial no Jardim Gulbenkian.


Este maravilhoso espaço de 9 hectares foi desenhado por António Viana Barreto e Gonçalo Ribeiro Telles nos anos 60. Organiza-se em diferentes ambiências, com jogos de luz e sombra e possui uma flora diversificada, um lago, riachos, terraços ajardinados, trilhos e um anfiteatro ao ar livre. Em 2010, o edifício-sede e o parque foram classificados como Património Nacional.

Merecem uma visita atenta por si só, mas a programação do Jardim de Verão leva-nos a explorar os vários espaços e recantos acompanhados de pequenos concertos, cinema, sessões de leitura, dança, workshops, etc. Consulte a programação detalhada aqui.

Destaque para o dia 20 de Julho onde a partir das 18h30, no anfiteatro ao ar livre, será entregue o Prémio Calouste Gulbenkian 2016, seguindo-se um concerto da Orquestra Gulbenkian e Mário Laginha com o maestro Pedro Neves. A entrada é livre.

Claramente, uma visita obrigatória! Parabéns Fundação Calouste Gulbenkian.

A minha não referência ao saudoso Ballet Gulbenkian foi propositada. Como podem calcular, tendo em conta a minha formação e vivência, ele merece um post exclusivo.

Está para breve. Até para a semana.

Susana

Sem comentários:

Enviar um comentário