Quarto da Mimi - como programei o quarto para os 1ºs anos

quarta-feira, junho 22, 2016
PT
Antes mesmo deles nascerem, se houve algo em que investi tempo foi a planear os seus quartinhos e na evolução dos mesmos durante as várias fases de crescimento. Nos primeiros anos, eles mudam tanto, precisam e gostam de coisas diferentes. E os quartos devem "acompanhar" essas várias fases.

Os miúdos crescem mesmo muito rápido e uma forma de podermos criar-lhes um quarto querido e com peças boas é planear bem desde o início, para não estarmos a recomeçar “do zero” a cada fase de crescimento dos nossos pimpolhos. Claro que a determinada altura não haverá alternativa, mas poderemos atrasar esse momento. No caso da minha filha, planeei o quarto dela até mais ou menos os 8/10 anos de idade ( ela está com 7 anos).

Pensei nas várias fases: berço, cama de grades, cama de “crescida”. Como o quarto dela não é muito grande e não dava para fazer um quarto de brinquedos, ela teria de ter a maioria dos seus brinquedos no quarto, o que implicava ter espaço. Por isso, decidi que a 1ªcama de crescida seria feita à medida, mais pequena, para não ocupar tanto espaço, mas que lhe servisse até aos 8/10 anos. Foi este o deadline que me impus para a redecoração do seu quarto :-)

Pretendia um quarto querido mas não do estilo dos tradicionais quartos “cor-de-rosa” de menina. Deveria ter um pouco de ambiente tranquilo mas com elementos estimulantes. Não sou muito clássica, nem a minha casa é, e buscava algo que se enquadrasse naquilo que sou mas com um ar amoroso.

Não gosto de muita bonecada na decoração dos quartos de bébés e estive muito inclinada a não usar sequer nenhum tipo de tecido ou papel de parede típico de criança... Até que me apaixonei por um tecido da Designers Guild, super querido e que tanto ficava bem num quarto de bébé como de menina. Tinha uma ideia das cores que gostava e este tecido encaixava na perfeição. Defini a paleta de cores a usar e tudo foi criado a partir daí.

Branco/bege/rosa claro/rosa choc/lilás

Fase de berço

Papel de parede riscas beje e branco – Cosy Decor&Design
Tecido elefantes – Designers Guild, Cosy Decor&Design
Berço (emprestado) – Mariadelina 
Alcofa (emprestado) - Jacadi Paris
Cestos – Ikea
Abat-jour – Pau de Giz
Almofadas e forras dos cestos – por medida, na Cosy Decor&Design
Tapete – desenhado por mim e feito à medida
Cestos rosa - Zarahome
Bolas coloridas de vinil autocolante 

Fase de cama de grades


Cama de grades – Mariadelina
Resguardo de cama e alcofa de bonecas – Jacadi Paris
Mesa e cadeiras – Ikea
Almofadas das cadeiras - por medida, na Cosy Decor&Design
Berço rosa de bonecas – Pau de Giz

Fase cama de crescida 

A passagem para a cama de crescida foi a que implicou mais mudanças. Por exemplo, o sofá grande teve de sair e foi substituído por um cadeirão ( que já tinhamos e foi reestofado) e entraram uma série de novos elementos decorativos.

Por uma questão de espaço, não queria mudar para uma cama de solteiro normal . Precisava ainda que tivesse um gavetão com uma cama extra, para que as primas pudessem ter onde dormir sempre que quisessem, e não encontrei nenhuma que se enquadrasse naquilo que precisava. Inspirada num modelo que gostava muito do Ikea, encomendei-a à medida. Claro que saiu mais caro, não há bela sem senão!

Confesso que a cor da cama não foi pensada por mim. Tinha inicialmente pensado fazê-la mais neutra, mas a minha filha pediu-me para que fosse “roja roja”, que é como quem diz rosa choc - a cor favorita dela na altura. E depressa percebi que era uma ideia bem melhor do que a minha. Pode parecer um pouco arrojado e pensar-se “que horror, que cansativo!”. Não é, o quarto ganhou muito mais vivacidade e personalidade vis-a-vis a uma cama branca. Às vezes, há que ouvir os nossos filhos e não ter medo de arriscar.






Foto de sessão de grávida – Spoil 
Estante branca - Homes in Heaven, na Cosy Decor&Design
Cabides de parede – Jacadi Paris
Mala azul escura – Zara (colecção inverno passado)
Mala azul com flores – Atelier da Tufi 
Secretária e cadeira – IKEA 
Cama – por medida

(Tão querida nesta foto. Tinha 4 anos...como o tempo passa!)

Com a entrada na escola e a necessidade de fazer trabalhos de casa tive que trocar a mesa e as cadeiras pequenas por uma secretária e cadeira novas. E como já está uma menina muito crescida, a maior parte dos brinquedos já desapareceram.

Ela adora o quarto dela. E nem sequer quer ouvir falar em trocar os cortinados. Mas ao ritmo a que estar a crescer não creio que tenha muito mais tempo de sossego. Renovações impõem-se "ao virar da esquina" :-D

Sem comentários:

Enviar um comentário