New week. New collaboration. One dear to my heart

terça-feira, fevereiro 23, 2016

(english version at the end of portuguese text)
PT
Uma nova semana. E uma nova colaboração. Esta, ainda mais especial para mim. Uma colaboração para algo que sai um pouco fora da minha àrea de "expertise" mas que me é muito querida e próxima. Algo que acompanhei de perto praticamente toda a minha vida. Algo que sempre esteve muito pouco apoiada e está cada vez mais esquecida. Fala-vos de Dança, obviamente, mas de Cultura de uma forma geral.

Desafiei a moça que está na foto acima (no ar :-D) a colaborar comigo nesta área tão pouco explorada e com tanto por vos mostrar. E a "moça" é a minha irmã <3




Apresento-vos esta miúda gira, cheia de garra, com kms de palco, a alma cheia de música e a memória repleta com o som e o calor das palmas. Vi-a começar os seus primeiros passos de dança, em sessões improvisadas para a família. Vi-a começar os seus primeiros estudos a sério no Conservatório. E assisti a um sem número de espectáculos e li, orgulhosamente, as notícias das temporadas que fez por esse mundo fora. Achei que seria um desperdício não fazer nada com toda esta experiência e conhecimento. E, por isso, desafiei-a. E fiquei super feliz quando aceitou! Deixo-vos as suas palavras.

"Olá a todos! Alguns conhecem-me como a irmã mais nova da blogger :-), outros como a Susana Lima, bailarina, e outros nunca ouviram falar de mim.

Passo a apresentar-me então: Sou a Susana Coelho Lima, tenho 41 anos e passei a maior parte da minha vida em cima de um palco. A minha aprendizagem de dança começou na Escola de Dança de Lisboa no Conservatório Nacional, passou pela escola do Teatro Nacional de São Carlos e Escola Superior de Dança. Comecei a trabalhar como bailarina logo quando saí da faculdade, mas fui fazendo vários projectos na minha área de formação, a área de espectáculo.

Como coreógrafa, fiz várias criações para a Escola Superior de Dança, Escola de Dança de Lisboa, para a Bienal de Artes de Cascais e para a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. Acabei por dedicar-me mais à minha carreira como bailarina.


Comecei por trabalhar na UPE Dança, fiz vários projectos independentes e assinei contrato logo no início da C.P.B.C. (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo sob direcção artística de Vasco Wellenkamp e Graça Barroso) a qual acabou por ser a minha casa. Ao longo dos vários anos na CPBC trabalhei com vários coreógrafos nacionais e internacionais, entre eles: Vasco Wellenkamp, Clara Andermatt, Cláudia Nóvoa, Rita judas, Rui Lopes graça, Pedro Goucha Gomes, André Mesquita, Nils Christe, Jan Linkens, Gagik Ismailian, Benvindo Fonseca, Patrick Delcroix, Henry Oguike, Darshan Singh Buller, David Fielding, Denise Namura e Michael Bugdahn, etc..

Muitos anos, muitas experiências e muitas felicidades. Em 2008, tive ainda a oportunidade de trabalhar como assistente e ensaiadora para o Ballet Nacional da Croácia, em Zagreb, e em 2010 para o Aalto Ballet em Essen, na Alemanha. Ao longo dos anos convivi com cenógrafos, coreógrafos, assistentes, ensaiadores, encenadores, figurinistas, músicos, desenhadores de luzes e todo um universo de técnicos que fazem funcionar esse mundo maravilhoso que é um teatro.



Tenho seguido atentamente o blog da minha irmã ( sou fã e leitora assídua! ) e quando ela me perguntou o que achava de escrever uma coluna fiquei surpreendida. Algo que não tinha visto ainda...mummy blogs a abordar as artes...

A verdade é que escrever sobre as Artes, nos tempos que correm, é um verdadeiro desafio uma vez que, infelizmente, esta tem sido uma área claramente marginalizada com a dita "crise". Por isto mesmo, não devemos virar as costas aos que, heroicamente, conseguem seguir e ainda fazer projectos dignos. Existem vários com muita qualidade, já com provas dadas, e alguns que se aventuraram a iniciar algo em tempos de incertezas. Cabe-nos a nós, enquanto público, mostrar-lhes que não são esforços em vão. Eles precisam de nós e nós de ofertas estimulantes.

Uma vez que a minha formação e a minha experiência profissional aproximou-me deste universo, irei sugerir-vos as minhas escolhas das ofertas de espectáculos de dança, música, teatro e tudo o mais que considere interessante ou relevante. Para adultos e para crianças. E sim, a minha experiência também passa pela maternidade ;).

Mantenham-se atentos porque tenho sugestões e ofertas interessantes! Espero por vocês aqui.

Susana"


ENG
A new week. A new collaboration. This one, even more special to me. A collaboration for something out of my "expertise" but very dear and close to my heart. Something I watched closely most part of my life. Something with very little support and more and more forgotten. I´m talking about Dance, obviously, but Culture in general. 

I challenged this lady in the above photo (in the air :-D) to collaborate with me in this so under-explored area but with so much to show you. This lady is my sister <3




I present you this gorgeous girl, full of strength, with miles on-stage, her soul full of music and her memory full of the sound and warmth of applauses. I was there when she made her first dance steps, in improv sessions to our family. I was there when she began her dance studies at the Conservatório. And watch countless exhibitions and proudly read the news about her company worldwide tours. It would be a shame to waste all her experience and knowledge. That´s why I challenged up. I´m super happy she accepted it! Here are her words for you.

"Hi everyone! Some know me as the blogger´s little sister :-), others as Susana Lima, the ballet dancer, and others never heard about me.

Let me introduce myself, then: My name´s Susana Coelho Lima, I´m 41 years old and I lived most of my life on top of a stage. I began my dance studies at Escola de Dança de Lisboa of the Conservatório Nacional, then in Teatro Nacional de São Carlos´ school followed by Escola Superior de Dança. My first job as ballet dancer was right after graduation, but also had several projects in my area of expertise - performance. 

As choreographer, I´ve created several pieces for Escola Superior de Dança, Escola de Dança de Lisboa, for the Bienal de Artes de Cascais  and the Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. I ended up pursuing my career mainly as a ballet dancer. 


Myfirst job was at UPE Dança, made some independent projects but immediately signed contract at day one of CPBC(Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo under artistic direction of  Vasco Wellenkamp and Graça Barroso) which ended being my home. During all these years at CPBC, I´ve worked with several portuguese choreographers as well international ones. Names such as Vasco Wellenkamp, Clara Andermatt, Cláudia Nóvoa, Rita judas, Rui Lopes graça, Pedro Goucha Gomes, André Mesquita, Nils Christe, Jan Linkens, Gagik Ismailian, Benvindo Fonseca, Patrick Delcroix, Henry Oguike, Darshan Singh Buller, David Fielding, Denise Namura and Michael Bugdahn, etc.. 

Many years, many experiences and a lot of happiness. In 2008, I had the chance to work as assistant and rehearser for the National Ballet of Croacia, in Zagreb, and in 2010 for the Aalto Ballet in Essen, Germany. During those years I got along with set designers, choreographers, assistants, rehearsers, directors, costume designers, musicians, light designers and a whole set of technicians who make this wonderful world of theatre work. 



I have being closely following my sister´s blog (I´m a fan and an avid reader) and when she asked If I wanted to write a column I was surprised. Something I haven´t seen before... mummy blogs approaching the arts... 

The truth is to write about the Arts, nowadays, is a real challenge once it has being unfortunately forgotten subject due to the "crisis". For that matter, we shouldn´t turn our back to those who, almost heroically, still strive and develop quality projects. There are many of them with proven quality and some that, despite all uncertainty, adventured themselves to start interesting projects. Is up to us all, as audience, to show them their efforts aren´t in vain. They need us and we need captivating art offers. 

Being my academic and professional background related to his world, I will be making you my suggestions on dance, music, theatre performances as well any other show or activity I´ll consider interesting or relevant. For kids and grown-ups. And yes, my experience also includes motherhood :-)

So be aware because I have very interesting offers to suggest. I´ll be waiting here for you. 

Susana"

2 comentários:

  1. Boa tarde,
    A escola de dança do Teatro Nacional de São Carlos ainda existe? Já ouvi fala muito dela, mas não a consigo encontrar na internet.
    Obrigada!!

    ResponderEliminar