Arts&Culture#12 - Hora de... Ler

quinta-feira, maio 26, 2016
Hoje dá-se início a mais uma Feira do Livro, em Lisboa. Esta é a sua 86ª edição e vai ser muito bem recheada de eventos, como é costume. A feira tem início no dia de hoje e decorre até ao dia 13 junho.

Acontecer um mega evento como este, nos tempos que correm, e ser sempre um sucesso com grande afluência de público é algo que me deixa extremamente feliz.

Salve livro! Conseguiste resistir aos infortúnios da tecnologia :-) ... É que, por mais que seja uma utilizadora dos novos meios, não há como um bom livro no antigo formato físico. Quem não se delicia com o cheiro das folhas novas? Ah... Que prazer o de abrir um livro novo, cheirar e sonhar com novas aventuras e com o fim da última página.

Desde muito miúda que os meus pais nos levavam, à minha irmã e a mim, a esta feira anual. Era assim uma espécie de feira popular das letras! Uma diversão... Livros para escolher, lançamentos novos e ainda levávamos um balãozito de algumas editoras (naquela altura não era tão banal como hoje em dia).

Os dias seguintes eram uma excitação! Era capaz de fazer uma directa (às escondidas dos meus pais ;) ) só para chegar ao fim da história. Era sempre: "Só mais um capítulo e vou me deitar!".Hoje em dia confesso que já não sou capaz de tal façanha. Ou arranjo maneira de o fazer durante o dia ou o mais certo é olhar para as letras e elas servirem-me de embalo. Isto de ter "forty and..." tem o seu senão.

A verdade é que ficou o gosto e não resisto a uma boa e bela livraria. Nem a boas promoções! E esta feira está cheia de boas oportunidades. De 2ª a 5ª (excepto no dia de abertura, dia 26) das 22h-23h acontece a Happy Hour literária: a Hora H. Há descontos mínimos de 50% e alguns até 70% (é o caso da Porto Editora) e muitas ofertas.

Há uma novidade interessante e útil. Este ano foi desenvolvida uma app, disponível em Android e IOS, com o mapa dos pavilhões, a programação, os livros do dia e as muitas actividades previstas (lá está, a tecnologia também tem coisas boas). O programa é muito extenso e com muitas categorias: música (concertos e animação musical), cinema (alguns dias com projecção de filmes), actividades infanto-juvenis (são mesmo muitas), workshops, showcookings, street food, etc.

Se quiser escolher o melhor dia para si, consulte a programação diária aqui.

Se não, aconselho o download da aplicação para acompanhar a visita, ter acesso aos destaques do dia e a todos os eventos disponíveis.

Eu sei que vou, e vocês?

Até para a semana.

Susana

Mapa da Feira

Sem comentários:

Enviar um comentário