Arts&Culture#10 - Archikidz. Tão bom! A não perder o próximo.

terça-feira, maio 10, 2016

Recordam-se que fiquei de vos mostrar o resultado do workshop de arquitectura, o Archikidz? Demorou,  não foi? Queria esperar pelas fotografias oficiais da organização, para vos poder melhor ilustrar o que se passou do lado de lá, uma vez que os pais eram barrados logo à entrada...:) Kids only

O saldo foi mais do que positivo, a minha pequena jovem veio feliz da vida, assim como todas as crianças que de lá saiam. O evento dividia-se em vários grupos mistos e de idades diferentes. Estiveram todos a trabalhar em harmonia sob cuidadosa orientação de vários arquitectos que estavam lá para ajudar a fazer acontecer.
O conceito deste ano era: "idealiza o caminho da tua casa até à tua escola". É claro que isto abre caminho a um sem número de visões criativas. E se foram... Pelo que vi havia de tudo! Mas posso falar-vos da da minha filha, para terem uma noção:
"Quando saio da minha casa, salto no trampolim para cima de um burrico. Cavalgamos (já os três) até chegar ao escorrega com manteiga. Deslizamos e vamos de skate até ao vale dos insufláveis. Passamos ainda por uma loja de algodão-doce até chegar à minha escola."

Aqui está uma viagem atribulada, doce e divertida bem ao jeito dela. Projecto feito, esquisso feito. A seguir, toca a pôr a mão na massa e, recorrendo aos materiais cedidos pela organização (cola, fita-cola, tesouras, x-actos, embalagens várias, esponjas, papéis, etc.), passar do desenho para a concretização em formato de maquete. Sempre com ajuda e orientação de uma equipa de arquitectos e estudantes voluntários. E assim se passaram três horas...
É claro que, mais uma vez, o que interessava era passar pelo processo de idealizar, projectar, construir com o máximo de diversão possível, mais do que procurar um resultado perfeito. Objectivo cumprido. Lá voltaram todos de barriga cheia de emoções, ideias e criatividade no saco, para usar na vida.

Lembro que esta iniciativa anual é gratuita. Apenas carece de inscrição online. Ainda, é oferecido um pequeno lanche às crianças, uma vez que tem a duração de três horas.

Deixo-vos algumas imagens do que se passou. Os créditos das fotografias são de Ricardo Oliveira Alves, Ana Sofia Branco e Ricardo Pereira.

Para o ano estamos lá de certeza!

Até para a semana

Susana





Sem comentários:

Enviar um comentário